segunda-feira, 9 de abril de 2012

O corpo em expressão.



Nunca se dá conta de como as emoções e sentimentos reprimidos podem influenciar a vida e levar o corpo as doenças.
Em algum momento de sua vida você já deve ter se deparado com alguma circunstância que lhe deu a sensação de faltar chão sobre os pés e uma forte dor na coluna surgiu, ou então, perante algum fato que lhe pudesse causar maiores transtornos você preferiu “engolir” seus sentimentos e logo veio um desarranjo estomacal. Outro exemplo muito comum, ao se sentir muito nervoso com alguém uma forte dor se cabeça apareceu.
E assim o corpo de maneira sábia vai dando sinais. Nele são expressos muitos sentimentos, queixas e situações da vida, que nem mesmo a mente tem coragem de revelar.
Muitas vezes quando surge à doença, é o corpo na sua forma de dizer que a mente e a alma estão em desarmonia. Que se está agindo de forma inadequada aos seus sentimentos.
Da mesma forma que você cria a situação propícia para que a doença se manifeste, você também tem a capacidade de se curar. Talvez isso seja um tanto forte de se entender, pois se aprende que a doença aparece somente devido às condições externas, desprezando o ser humano em sua totalidade. Mas você também é responsável por tudo que acontece no seu corpo.
Quantas vezes é deixado de lado alguma situação que causou em você muita angústia e ao longo dos anos se amontoaram mágoas, ressentimentos, raivas, ódios e tristezas. Cria-se a ideia que quando se deixa os problemas de lado, os sentimentos que foram reprimidos também podem ser “esquecidos”, mas no inconsciente esses sentimentos continuam atuar. O inconsciente é atemporal, então emoções negativas acumuladas há muito tempo atrás podem ser a causa de alguma doença manifesta hoje.
Uma vez que a doença se apresenta, é imprescindível que tenha acompanhamento médico para que o medicamento restabeleça seu físico e desapareçam os sintomas. Mas se você paralelamente não arregaçar as mangas, buscar melhorar sua condição interna, procurar a causa de seus conflitos, enfim ter coragem de se conhecer, provavelmente outra parte de seu organismo adoecerá.
Pode ser que você tenha razão em estar se sentindo dessa maneira, mas é inegável que continuar vivendo assim, de alguma forma seu corpo será afetado.
É uma grande verdade a expressão “o que a boca cala, o corpo fala e o que a boca fala o corpo sara”. Nem sempre sabe por que se sofre, então procure ajuda psicológica. É preciso que se enfrente as questões que o aflige, para que a mente não transforme o que foi recalcado em desequilíbrios físicos. 
Para que a cura aconteça e necessário que se combine o tratamento físico com a mudança interior. Da mesma forma que procurar um médico é importante, também é necessário que sejam investigados as causas emocionais.

As dificuldades, ansiedades e medos deixam marcas em diferentes partes do corpo. Veja exemplos de algumas associações já estabelecidas:
Problemas na coluna: incapacidade de fluir com o apoio da vida. Medo e tentativa de se agarrar as velhas ideias.
Problemas de fígado e intestino: raiva contida.
Problemas no coração e nos vasos sanguíneos: dificuldade para lidar com a pressão do dia-a-dia. Falta de alegria.
Problemas no rim: dificuldade de adaptação a novos espaços. Insegurança, medo. 
Inflamações (doenças autoimunes e ação de vírus e bactérias): resignação diante da necessidade de se submeter a algo.
Tumores: alimentando velhas mágoas. Acumulando remorso.
Disfunções (problemas gastrintestinais e epilepsia): fuga de situações ameaçadoras.

Tome posse de sua vida! Tenha coragem e boa vontade. Deixe o comodismo e as resistências de lado que o impedem de ter uma vida plena e saudável.

3 comentários:

  1. Excelente postagem amiga! Ah se todos que precisam pudessem ler e mudar suas vidas a partir disso! Parabéns! Bjs Adriana

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso Nuccia!!! Através da sua postagem posso entender o q meu corpo ta dizendo. Bjos

    ResponderExcluir
  3. estou encaixada nas doenças autoimunes.
    de fato: RESIGNAÇÂO.

    ResponderExcluir